Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Crianças de 2 a 3 anos

Esconde-esconde



Ao entrar no elevador seu filho se enrosca no meio das suas pernas quando avista alguém que não lhe é familiar. Esta é uma situação comum entre crianças, até mesmo aquelas que se demonstram extrovertidas e simpáticas em casa. Trata-se de uma situação esperada, pois para ela aquele momento é novo, desconhecido. Nessa idade a criança tem uma vida social restrita, quando muito vai à escola, e ainda não sabe como agir ao se deparar com pessoas “estranhas”, como o vizinho ou o porteiro do prédio. Por isso, vai se esconder entre as pernas dos pais para se defender de sua pequenez. 
 Esse acanhamento é uma fase de transição e vai melhorando aos poucos conforme a criança cresce e ganha confiança para agir em ambientes diferentes. Freqüentar lugares variados, como a escola, um parquinho, espaços públicos ou ainda casa de parentes pode ser um bom exercício para ensinar seu filho a ganhar essa confiança e ter desenvoltura para encarar com bom humor e firmeza os ambientes desconhecidos. 
 Os pais podem insistir para que a criança cumprimente as pessoas com o tradicional ‘oi’ quando ela se esquiva dos estranhos, mas sem exageros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário